Baruch da Silva, 700 -Ananindeua-PA

Ajudar sem se esgotar - de Luciano Sandrin

Disponibilidade: Em estoque

R$28,00
Ajudar sem se esgotar - de Luciano Sandrin

Detalhes

O desenvolvimento da psicologia levou os autores a se ocuparem cada vez mais dos problemas surgidos no inter-relacionamento humano e vindos à tona no contexto em que as pessoas atuam. Dentre estes tem chamado atenção, pela sua freqüência e gravidade esse complexo de desgosto, cansaço e desencanto que afeta profissionais e, com maior freqüência, voluntários que se dedicam ao serviço de pessoas necessitadas, doentes, crianças abandonadas, idosos.

Os americanos o denominaram burnout, para o que não existe tradução satisfatória. Usa-se em vernáculo termos aproximativos como "entrar em tilt", "estar fundido", "estar arrebentado", expressões que na linguagem cotidiana se referem a um desgaste psicofísico que a longo prazo pode queimar ou consumir as energias, sobretudo de quem exerce uma "profissão de ajuda".

Médicos, enfermeiros, psicólogos, voluntários, assistentes sociais e espirituais são as figuras que mais correm risco de burnout, pois estão diariamente em contato com pessoas necessitadas de ajuda. Nesses casos, o envolvimento emotivo é forte, e pode acontecer de não existir mais a condição necessária para exercer eficazmente a própria profissão.

Partindo dos fundamentos humanos e psíquicos da atitude de ajuda, os comportamentos denominados pró-sociais, a obra, por meio da descrição de situações vividas, orienta o leitor na elaboração do diagnóstico, apreciação dos fatores que intervêm no aparecimento e agravamento do desgaste psicológico e indica uma série de pistas que podem ajudar não só a evitar o pior, como a se recuperar depois de se ver esgotado para a ação.

O burnout é um momento de crise e, portanto, de discernimento. Muitas vezes é suficiente definir tarefas e funções, adotar uma perspectiva que lhes confira sentido, modificar o ambiente de trabalho ou o próprio modo de trabalhar para reconquistar o ânimo de antes e voltar a se dedicar ao próximo com maior maturidade emocional e mais apurada habilidade profissional.

 

[2ª ed. 2010 - 13x20 cm - 208 pg]

Tags do Produto