Baruch da Silva, 700 -Ananindeua-PA

Familia no século XXI - de Pierpaolo Donati

Disponibilidade: Em estoque

R$32,00
Familia no século XXI - de Pierpaolo Donati

Detalhes

Esta obra apresenta uma nova perspectiva de estudo sobre a família: a relacional. Trata-se de uma abordagem teórica, que ajuda a reconhecer o grupo familiar em suas características e nos seus fatores constitutivos. Ao mesmo tempo, vislumbra-se uma utilidade operativa para planejar e realizar intervenções na realidade familiar, quer no plano das políticas sociais, nacionais e supranacionais, quer através do atendimento a famílias com necessidades.

A teoria relacional da sociedade e a abordagem relacional da família explicitam, sistematizam e aprofundam aspectos já presentes em obras de autores brasileiros atentos à realidade familiar, como: a preocupação com a superação do assistencialismo estatal; a valorização das relações familiares como fonte de bens e de rede de solidariedade; a percepção da família como recurso para a pessoa e para a sociedade; e a sua relevância para a constituição de ambientes de solidariedade nos contextos sociais. A lista de afinidades poderia ser bem extensa, o que atesta a pertinência da obra de Donati com a problemática enfrentada no Brasil.

Atualmente as pessoas têm mais mobilidade, vivem muitas relações e interagem com muitos ambientes e participam de uma densa rede de comunicações; por isso, a família se expande, as suas relações internas se diferenciam e a relação de casal também. O mundo para o qual caminhamos gera continuamente novas relações. No passado, as relações eram mais estáveis e as modalidades possíveis das interações, previsíveis. Na atualidade, no entanto, as relações são produzidas, consumidas, modificadas dia a dia; aparecem fluidas, flutuantes. Isto cria uma complexidade inédita, diante da qual o uso da abordagem relacional resulta mais eficiente para compreender a realidade e, de modo especial, a família, em ambiente complexo.

A audácia com a qual o autor se debruça sobre esses assuntos delicados despertam o interesse e acende a curiosidade para se aprofundar ainda mais no livro.

 

[2ª ed. 2011 - 13x20 cm - 240 pg]

Tags do Produto