Baruch da Silva, 700 -Ananindeua-PA

Jovens violentos - Filippo Muratori

Disponibilidade: Em estoque

R$28,00
Jovens violentos - Filippo Muratori

Detalhes

Esta obra coloca em discussão e analisa um problema bastante atual - a violência praticada por jovens -, apresentado na mídia sob lentes que ampliam sua importância e provocam indignação e medo. Perplexa diante de tantas notícias estarrecedoras, a sociedade se pergunta: O que leva um jovem a comportamentos agressivos e a atos extremos de violência que culminam, não raro, em homicídos? Quem são esses jovens? Há esperança para eles?

Para tentar responder a essas questões, o autor começa desfazendo uma série de preconceitos e lugares-comuns ligados à percepção de um aumento da violência nas novas gerações. Especialista em neuropsiquiatria infantil, ele busca na origem dos distúrbios neuropsiquícos as explicações para a agressividade - um fenômeno muito complexo, nem sempre sinônimo de violência, nem sempre ligado a um diagnóstico psiquiátrico, mas certamente agravado pela interação entre sujeito e ambiente.

Segundo Filippo Muratori, são duas as dimensões psicopatológicas dos jovens violentos: a impulsividade (relacionada às dificuldades cognitivas) e a insensibilidade/frieza (relacionada à busca de sensações, grandiosidade e falta de empatia, típicas dos distúrbios narcisistas). Diante disso, é fundamental que todos os envolvidos no desenvolvimento da criança - família, escola e comunidade - empenhem-se em compreender essa realidade para prevenir a violência, quando for possível, ou tratar os indivíduos, quando for necessário. Sem dúvida não é algo simples, mas, depreende-se da leitura desta obra que é um modo muito mais eficaz de reduzir as taxas de criminalidade do que o julgamento sumário de toda uma geração e a detenção de jovens em instituições sem condições de tratamento adequado.

 

[1ª ed. 2012 - 13x20 cm - 216 pg]

Tags do Produto