Baruch da Silva, 700 -Ananindeua-PA

Retardo mental - de Pietro Pfanner & Mara Marcheschi

Disponibilidade: Em estoque

R$18,00
Retardo mental - de Pietro Pfanner & Mara Marcheschi

Detalhes

O retardo mental é, essencialmente, uma alteração grave da mente que se manifesta como uma perturbação do desenvolvimento, ao qual se podem associar distúrbios de personalidade, conduta, linguagem, funções perceptivas e motoras, como também pequenas ou grandes malformações somáticas. Trata-se de uma síndrome complexa, uma condição-limite marcada pelo déficit da compreensão, da crítica e da autonomia.

Sabe-se, no entanto, que a mente humana sempre apresenta compensações, seja por impulso espontâneo, seja por exigências de adaptação ao ambiente, ou ainda por utilização dos estímulos reabilitadores.

É a partir dessa premissa que os autores, especialistas em neuropsiquiatria infantil, reúnem suas experiências clínicas, visando oferecer subsídios não só aos agentes de saúde, assistentes sociais, professores e educadores, mas também aos familiares de crianças e adolescentes diagnosticados com deficiência mental. Segundo eles, uma avaliação correta da patologia necessita de muitos instrumentos e profissionais especializados, que precisam antes de mais nada compreender e então intervir, desde muito cedo, com técnicas de reabilitação e recuperação, de modo a possibilitar à criança, e posteriormente ao adolescente e ao adulto, o melhor desenvolvimento das suas habilidades, garantindo a conquista de sua autonomia e o direito de sua realização afetiva, familiar e social.

 

[1ª ed. 2012 - 13x20cm - 167 pg]

Tags do Produto